Translate

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Hokekyō no Daimoku 法華経の題目: Shinshoki, Kanshoji, e Shijoki

Hokekyō no Daimoku 法華経の題目: Shinshoki, Kanshoji, e Shijoki: Shinshoki, kanshoji, e shijoki são três princípios explanados no "Profundo significado do Sutra de Lótus". O primeiro deste...

Shinshoki, Kanshoji, e Shijoki




Shinshoki, kanshoji, e shijoki são três princípios explanados no "Profundo significado do Sutra de Lótus". O primeiro destes, Shishoki, é a base fundamental dos três. Este e o principio de que tudo o que existe tem a sua própria natureza e que esta não é nenhuma ilusão, mas é a realidade.
O próximo, Kanshoki é a função de sabedoria, pela qual as pessoas vê as coisas corretamente, quebra a ilusão e manifesta a realização. O "Shi" no termo "Shijoki" significa "Salvar". e "Jo" significa "Alcançar"
. Portanto, Shijoki se refere as dez mil, i.e. imensuráveis, ações que ajudam a pessoa para alcançar a sabedoria que conduz à consecução do Estado de Buda. 
É impossível para nós nos mantermos vivos por conta própria. Nós vivemos ajudando um ao outro. Não e nenhum exagero dizer que nós não só temos mutuamente dependentes com nossas famílias, mas também com a comunidade, a nação e a terra inteira.
A vida do individuo e o próprio significado do termo Shinshoki. Para ser feliz você examina as várias coisas que você vê e pela ação, você amplia a capacidade se sua vida, este eo significado de Hashoki
. "Shijoki" se refere às coisas ou ações ao seu redor as quais ajudam você a desenvolver sua condição de vida. Shijoki poderia ser uma ocupação, renda, residência, vestimenta, seu próprio comportamento, etc. De qualquer maneira, todas as coisas que o cercam são "condição suporte" e pelo seu funcionamento pode-se abrir o caminho da felicidade. 
Qual é a base para a nossa meta de atingir o Estado de Buda? É a pratica primária. Em Mappô, os cinco ou sete caracteres de Nam myoho rengue kyo são o nome da verdade para a qual o Buda Original de "Kuan Ganjo" é Iluminado, a entidade da própria virtude, e o funcionamento místico da causa e efeito. 
É ensinamento que estes caracteres englobam o [ os cinco princípios principais] nome, entidade, qualidade, função, e ensinamento. Sustentar a fé nos cincos ou sete caracteres de Nam myoho rengue kyo e recitar o Daimoku para o Gohonzon engloba todos os três [ fatores que conduzem à revelação da natureza de Buda] - a natureza inata de Buda, a sabedoria para perceber a natureza de Buda, e as boas ações para desenvolver o despertar espiritual baseado na sabedoria para preencher a natureza de Buda e atinge o beneficio.

(Parte da Preleção do Sumo Prelado Nikken Shonin Gueika). Em 14/09/89.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Histórias da Nichiren Shoshu







O Segundo Reverendíssimo Soberano da Lei Nikko Shonin havia perdido o pai quando ainda era pequeno. 
Por essa razão, passou a ser cuidado pelos avós maternos, da família Yui e a viver a sua infância com eles. Ou seja, o ambiente e a educação da família Yui formaram as bases da vida de Nikko Shonin. 
À época de Nichiren Daishonin, serviu-lhe como se fosse a sua própria sombra e, depois do falecimento, preservou o seu ensino com persistência, mesmo em meio à crítica situação, da deserção dos cinco dos seis sacerdotes seniores. Nós podemos praticar corretamente o ensino de Nichiren Daishonin hoje, graças ao comportamento rigoroso de Nikko Shonin, que obteve o domínio, protegeu e transmitiu o ensino de Nichiren Daishonin. 
Houve um episódio, bastante conhecido dos senhores. 
Um dia, quando Nikko Shonin estava expondo a Lei para os seus discípulos, um deles desviou momentaneamente o seu olhar para as folhas secas que caíam das árvores. 
Ao observar isso, Nikko Shonin advertiu severamente esse discípulo: “Como pode uma pessoa, que deseja propagar a grandiosa Lei, ter a sua atenção desviada pelas folhas secas? Saia já daqui!”. E assim, expulsou-o imediatamente. 
Esse discípulo arrependeu-se e percorreu todo do Japão, realizando shakubuku como forma de expiar o seu erro. Há fontes que contam ter estabelecido 36 templos. Desses, seis permanecem até o presente como templos da Nichiren Shoshu. 
Consta que, 12 anos depois da expulsão, ele finalmente foi perdoado por Nikko Shonin.