Translate

domingo, 15 de dezembro de 2013

Histórias da Nichiren Shoshu







O Segundo Reverendíssimo Soberano da Lei Nikko Shonin havia perdido o pai quando ainda era pequeno. 
Por essa razão, passou a ser cuidado pelos avós maternos, da família Yui e a viver a sua infância com eles. Ou seja, o ambiente e a educação da família Yui formaram as bases da vida de Nikko Shonin. 
À época de Nichiren Daishonin, serviu-lhe como se fosse a sua própria sombra e, depois do falecimento, preservou o seu ensino com persistência, mesmo em meio à crítica situação, da deserção dos cinco dos seis sacerdotes seniores. Nós podemos praticar corretamente o ensino de Nichiren Daishonin hoje, graças ao comportamento rigoroso de Nikko Shonin, que obteve o domínio, protegeu e transmitiu o ensino de Nichiren Daishonin. 
Houve um episódio, bastante conhecido dos senhores. 
Um dia, quando Nikko Shonin estava expondo a Lei para os seus discípulos, um deles desviou momentaneamente o seu olhar para as folhas secas que caíam das árvores. 
Ao observar isso, Nikko Shonin advertiu severamente esse discípulo: “Como pode uma pessoa, que deseja propagar a grandiosa Lei, ter a sua atenção desviada pelas folhas secas? Saia já daqui!”. E assim, expulsou-o imediatamente. 
Esse discípulo arrependeu-se e percorreu todo do Japão, realizando shakubuku como forma de expiar o seu erro. Há fontes que contam ter estabelecido 36 templos. Desses, seis permanecem até o presente como templos da Nichiren Shoshu. 
Consta que, 12 anos depois da expulsão, ele finalmente foi perdoado por Nikko Shonin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário