Translate

sábado, 15 de novembro de 2014

O conhecimento quanto mais compartilhado. Mais e mais ele cresce.






O conhecimento quanto mais compartilhado. Mais e mais ele cresce. Quando aprendemos a buscar e dividirmos a minha e a sua vontade faz até mesmo a transformação de um país e mudamos uma história de vida do teu, o meu e de todo nosso ambiente. Mais compartilhado mais cresce.

Neste aspecto de maior grandiosidade que paramos e percebemos como é muito difícil ter a mais absoluta clareza do que se quer perguntar no momento estamos inteiramente acostumados a tão somente aceitar tudo o que nos dizem.
É neste aspecto maior que paro e vejo como é difícil ter a clareza do que 
se quer perguntar quando estamos acostumados a aceitar tudo o que nos dizem. 

"Se você tem uma maça e eu tenho uma maça e nós trocamos nossas maças, então eu e você ainda teremos uma maça. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia e nós trocamos estas ideias, então cada um de nós terá duas ideias.
“Continuando nesta linha, alguém que já não me lembro, disse também que o conhecimento é a única coisa, que quanto mais compartilhado, mais cresce.”

Gente! Esta religião não e para quem fica apenas com um pingo de sabedoria. Chegando a observar cuidadosamente, estudar uns fenômenos pensando muito, procurando a compreensão de tudo e de todos. E simplesmente embatucado e silencioso comendo sempre pelas as beiradinhas. rs 

Veja bem! Um homem mesmo após mais ou menos quarenta anos de vida com um pouco de consciência  aprende mesmo e a ficar calado. Tem um provérbio que diz: "censuram quem se mantém calado; censuram quem fala muito; censuram quem fala pouco, neste mundo ninguém está livre de censuras. 

Gente! Querendo ou não realmente a essência deste Budismo não é nada mais ou menos de Propagação. (Chakubuku). Kossen-rufu.
  
Como na própria Escrituras Douradas de Nichiren Daishonin diz: 

" Dedique-se nos dois caminhos da pratica e do estudo. Extinguindo a pratica e o estudo o Budismo não poderá subsistir. 
Não somente deve praticar como também ensinar e conduzir os outros, tanto a pratica como o estudo surgem da Fé. 
“Se tiver forças, explane aos outros mesmo que seja a respeito de uma única palavra ou frase.”

(Shoho Jisso Sho) gosho. "O Verdadeiro aspectos de todas as Leis."

domingo, 12 de outubro de 2014






Hoje 12 de outubro de 2014.
Aniversário da Inscrição do Daí Gohonzon.
Completa 735 anos de sua inscrição.
Nitiren Daishonin ordenou que Nippô, um de seus discípulos e muito habilidoso na escultura. Gravasse o Daí Gohonzon inscrito em 12 de outubro de 1279 numa tábua de canforeira, para que pudesse resistir ao tempo durante dez milênios e mais pelo futuro.
Afirma-se que o próprio Nitiren Daishonin recitou os capítulos Hoben e Juryô e o Daimoku ao Daí Gohonzon que foi consagrado no Templo Principal. Afirmações “como” “Respeitosamente eu coloquei diante do Sutra de Lótus”, que consta em resposta aos seus crentes que enviaram vários oferecimentos, indicam que Nitiren Daishonin colocou esses oferecimentos diante do Daí Gohonzon.
O Daí Gohonzon é a manifestação da vida de NItiren Daishonin, mas, para as pessoas que praticaram o seu Budismo, ele mostrou através de seu próprio comportamento a forma como se deve basear a fé totalmente no Daí Gohonzon. Crentes como Abutsubo, que faziam peregrinações ao Monte Minobu adoraram o Daí Gohonzon, tendo ao mesmo tempo a satisfação de encontrar Nitiren Daishonin.
 
O Daí-Gohonzon Sama do Supremo Santuário está atualmente consagrado no Templo Principal Taissekiji. Mas para nós, mortal comum é difícil mantermos o exercício da prática da fé diária se não tivermos o Gohonzon Sama à nossa frente.
Por esse motivo, Daishonin Sama definiu que o Reverendíssimo Soberano da Lei deveria ser o único herdeiro para que pudesse inscrever a vida do Buda Original Nitiren Daishonin Sama contido no Daí Gohonzon Sama do Supremo Santuário.
Portanto, o benefício obtido por orar ao Daí Gohonzon Sama é estritamente igual ao recebido por orar ao Gohonzon Sama de cada um dos templos e dos lares das famílias.
Baseado na prática da fé com o espírito de procura ao Daí-Gohonzon Sama, seguindo rigidamente as orientações do Reverendíssimo Soberano da Lei.



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Aprendi a acreditar! Se fizer sentir, faz sentido!



Aprendi a acreditar!


Se fizer sentir, faz sentido!
E natural algumas pessoas pensar no inicio de suas praticas da fé deste budismo que, abraçando o Gohonzon, conseguirá torna-se livre dos problemas. 

Mas, entretanto conforme se vão surgindo suas vivências e experiências, em vez de recitar o Daimoku da Grande Oração do Nam myôho rengue kyô, apenas para escapar e então se isentar-se dos seus problemas. 
A seguir, então mais adiante, passamos a transpormos e nos amadurecendo mais. Daí então, tomamos uma nova postura perante as orações ao Gohonzon. Decidindo transformar os nossos problemas e obstáculos em verdadeiros fatores e grandes oportunidades para nosso desenvolvimento das nossas vidas. 

Gente! Isto simplesmente quer dizer em outras palavras que... "Nada mais ou menos que... Todas nossas dificuldades dos noves mundos em nossas vidas diárias (Cotidiano)". Servem mesmo como verdadeiros estímulos para fazer com que despertamos, afloramos e evidenciamos, colocando para fora nossos verdadeiros aspectos da vida do nosso inerente Estado de Buda dentro de nós que há tanto tempo vivem latentes e repousados em nossas vidas. 

Assim, como verdadeiro incentivo como crentes deste Gohonzon Sama. 
Não só apenas poderemos enfrentar com sucesso os seus, os nossos problemas, com também mudaremos nosso karma. Que nada mais, nada menos a "Forma das causas essenciais dos sofrimentos" causados em respostas, dos também comumente inerentes nas nossas vidas, "seja, queiramos ou não", os três venenos das “avarezas, ira e estupidez".  
Aprendi a acreditar que assim desenvolvemos o Estado de Buda. Portanto os problemas podem ser comparados aos "venenos" e o Estado de Buda ao remédio.


Transformar veneno em remédio, jamais constitui numa idéias artificiosas.
O Gohonzon e o nosso maior Tesouro.


De: Claris M. Candido

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

San-sho Shi-ma - Os Três Obstáculos e Quatro Maldades"






Numas das passagens das Escrituras "Os Três Obstáculos e Quatro Maldades" consta: 
"Algo incomum também acontece quando uma pessoa comum atinge o Estado de Buda. Em tal momento, aparecerão invariavelmente os Três Obstáculos e as Quatro Maldades, e o sábio alegrará enquanto o tolo afastará." 

Sabe gente! As pessoas se comprometem com as mudanças e propõe-se à alguns esforços perante algumas dificuldades que as enfrenta. Daí! Então para quem as conhecem, digo particularmente aos praticantes do Budismo de Nitiren Daishonin que os "Sansho Shimas". Ou seja: "Os Três Obstáculos e Quatro Maldades" naturalmente vêem a ganhar suas forças para muitas, numa vez que essas "Maldades" aparecem quase sempre sem que venhamos a perceber, a partir que pelo o seguinte fato ... elas jamais apareceram a nossa vista em um grande "OUTDOOR", escrito assim: ... "EU SOU A MALDADE". 
Devido as maldades serem como uma continuação das coisas que se seguem no cotidiano, assim também como numa revés circunstâncias ao quais são consideradas contrárias e desfavoráveis aos acontecimentos causais e enormemente imprevisíveis na nossa vida. 
Comparo também esses Sansho Shimas como se fossem auto sabotadores que também agem em nossos subconscientes, agindo e nos fazendo sentir-se confuso mediantes aos obstáculos tais como dificuldades financeiras, maus hábitos, vícios, problemas emocionais e psicológicos como as ansiedades, depressões, ataques do pânico ou porque não os transtornos obsessivo-compulsivos. 
Gente! Em nossa vida moderna todos estamos sujeitos à aparecer todos esses tipos de problemas. aos Esse princípio básico do Budismo funciona como um gatilho que podem levar na nossas vidas e instalem como um caos na vida de uma pessoa. 
Numa orientação desta passagem acima os Reverendos constantemente nos orientam em várias oportunidades. "Pessoas que são fortes na fé usam os Três Obstáculos e Quatro Maldades como um trampolim para atingir novas alturas". Isso que entendo é transportei para mim, em muitas ocasiões e passagens de minha vida. Assim como muitas pessoas entenderam isso e sem duvidar e como se fala e age uma pessoa que pratica este budismo, ou seja com um "Chijin" (Fé) Forte com a máxima felicidade com profunda fé, pode-se levantar e enfrentar os Sansho Shi-ma sem infundir medo e se acovardar. 
Sem a minima pretensão de fazer aqui nenhum julgamento da fé das pessoas, até porque cada um sabe aonde o cinto mais aperta em si. O caso é que o próprio Buda Nitiren Daishonin nos orienta que em suas palavras: 
"As pessoas tolas com fé fraca vacilam é abandonam a Verdadeira Lei. Quando encontram os Três Obstáculos e Quatro Maldades e assim desta forma perdem a oportunidade de Atingir o Estado de Buda".
Ou seja a grande verdade é que o Buda Nitiren Daishonin ensina que o benefício de Atingir o Estado de Buda reside unicamente na pratica do Budismo, sem acalentar duvidas e reunirmos a coragem como de um leão e seu rugido, ou seja, nossas Grandes Orações do Daimoku e pratica do Gongyo perante o Verdadeiro Gohonzon Sama da transmissão Ketimyaku. Assim mesmo debaixo de severas circunstâncias enfrentando com determinação os Sansho Shi-ma com forte fé e coragem.


"Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
Henry Ford




Até breve! Amigos, continuaremos a II Parte. desta matéria logo, logo. Abraços!




quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Nichiren Shoshu ★ ★ Dois documentos de transferência




O primeiro é o " Nitiren Ichigo Guho Fuzoku Sho " aka " Minobu Sojo " supostamente escrito em Minobu , em setembro de 1282 . Ele diz:
"Eu transferi este Dharma , que eu , Nitiren, têm propagado ao longo da minha vida a Byakuren Ajari Nikko. Ele deve ser o líder supremo para a propagação de Honmon . Quando o soberano aceita fé neste Dharma , o Kaidan de Honmonji Temple deve ser estabelecido no Monte Fuji. Você deve esperar o momento para vir. isto é o que eu chamo de Dharma real do preceito . Acima de tudo, os meus discípulos devem defender este documento.
O nono mês do quinto ano de Koan
Nichiren
A ordem da herança do Dharma : Nichiren , Nikko "
O segundo é o " Minobu -san Fuzoku Sho " aka " Ikegami Sojo " supostamente escrito 13 de outubro de 1282 . Ele diz:
"Eu transferir os ensinamentos Venerável Sakyamuni de cinqüenta anos para Byakuren Ajari Nikko. Ele deve ser o Chefe Sacerdote de Minobu -san Kuonji Templo. Aqueles sacerdotes e fiéis leigos que se recusam a aceitar essa são difamadores do Dharma.
O décimo terceiro dia do décimo mês, no quinto ano de Koan em Ikegami , província de Musashi
Nitiren "

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Hokekyō no Daimoku 法華経の題目: O que não tem remédio ... remediado está!

Hokekyō no Daimoku 法華経の題目: O que não tem remédio ... remediado está!: Para quem acreditar! Que só o tempo poderá dissolver, ou não poderá dissolver o indissolúvel e indestrutível. Então! Fica a...

O que não tem remédio ... remediado está!





Para quem acreditar! Que só o tempo poderá dissolver, ou não poderá dissolver o indissolúvel e indestrutível. Então! Fica a promessa que só o tempo poderá acalmar. "O que não tem remédio ... remediado está!" 
Gente! Como é tão difícil para nós em certas ocasiões resistirmos a tentação da reclamação e o repudio das coisas más, que já aconteceram e ficou como fendas mal curadas lá atras em nossos passados. Sabe de uma coisa? As fendas marcadas emocionalmente em nós, são as piores, pois as mesmas ficam lá! sempre nos mostrando hoje, que um dia fomos feridos. 
Quem de nós? E quem nunca teve uma ferida mal curada? 
Aliás, elas são as piores. Com toda certeza! Aquelas quais de difícil compreensões de uma tal forma ... que nos deixaram completamente impotentes e indefesos mediante aquela(S) situação(S).
Conheço gente que mesmo com o passar dos tempos, levam a vida a reclamar. Assim ficando tempos, minutos em suas vidas, coisas que jamais deram certas ou até mesmo, pelas as fatalidades acontecidas em suas vidas que em muitas ocasiões o destino assim como num capricho lhes aprontou. 
Por muitas coisas, delas não terem saído como elas queriam em seus planos e perspectivas quisessem terem acontecido. 
Dê todas as maneiras pelas causas de nossas experiências vividas no passado, por muitas razões dizemos pra nós ... "Que somos assim ou assado", devido resultado das experiências vividas no passado, por razões, motivos das quais pessoas que passaram pelo passado. Sendo assim, pergunto: Será que essa comodidade seria verdadeira? 
Desde que hoje nada possamos fazer para mudarmos, pelo simples fato do passado ser realmente imutável. Ou melhor! Nada podemos fazer pra mudar o imutável. Fatos, passagens já acontecidas no passado, estão registradas e gravadas em nossas histórias de vidas, portanto inalteradas. 
Levando a vida sem percebermos .. Que assim seja! Como Deus quiser! Agente vai levando! levando! Ai ... de repente em nossa Nave, apertamos o botão ... do tal "Piloto automático" deixando-nos de sermos o real condutor da Nave na qual dirigimos.
Daí! os assistimos novamente presos diante na nossa frente das coisas que nos vem acontecendo, gerando cada vez mais e mais sofrimentos diante de tudo e todos das coisas ao nosso redor. Assim dando uns bons murros como se fossem em pontas de facas nas coisas que realmente não tem remédio. 
Ao qual infelizmente não dependem das nossas ações e vontades. ficamos mais uma vez impotentes mediante a mais uma como outras situações que como caprichosamente o destino nos apronta, como fossemos "Marionetes do destino".
Hoje guardamos muitas vezes nas memórias as dores do passado como vitimas fossemos e sem percebemos mais uma vez que tudo aquilo lá atras não nos levaram pra lugar nenhum e se ficarmos retendo a cada dia a mais as energias e amarras de pessoas e situações que na realidade hoje não fazem mais parte das nossas vidas ... "A não ser que os mesmos velhos caminhos" muito bem conhecidos por nós, por assim termos percorridos tantas vezes sem contas e com cada vez mais sofrimentos. 
Gente! O ferro velho conhecidos por nós não nos levará a lugar nenhum se assim somente ficarmos retendo cada vez mais energeticamente as pessoas e situações de nosso passado que não mais fazem parte de nossas vidas e  passados ... "A não ser se insistirmos a volta pelos mesmos caminhos muito bem conhecidos por nós, pelo fato de já percorremos a tantas vezes sem contas e tantos mais sofrimentos. 
Gente! O ferro velho e onde jogamos fora o lixo sem uso. Contudo se reciclar não desfazendo como um lixo comum. Assim podemos fundi-los e refazermos e mudarmos a sua forma. Refazer muitas vezes nosso passado é também uma necessidade para vivermos com toda certeza! O Presente.

"A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali, quando vim a ser quem sou.Mas hoje,
vendo que eu sou é nada,
Quero buscar quem fui, onde ficou."

sábado, 4 de janeiro de 2014

Hokekyō no Daimoku 法華経の題目: Acredito que é só confirmamos é dizermos a nós mes...

Hokekyō no Daimoku 法華経の題目: Acredito que é só confirmamos é dizermos a nós mes...: Naturalmente se por acaso forçarmos um pouquinho de nossas memórias voltarmos lá no passado e prestarmos atenção, poderemos rever e até ...

Acredito que é só confirmamos é dizermos a nós mesmo: "A minha realidade e assim mesma e pode ser recriada."


Naturalmente se por acaso forçarmos um pouquinho de nossas memórias voltarmos lá no passado e prestarmos atenção, poderemos rever e até mesmo refletirmos algumas decisões feitas daquelas. Daqueles;;; Anos Novos! que passou.
Daí chega, fevereiro antes do Carnaval quase sem esperar, escutamos novamente nos rádio e televisões aquela "Marchinha" já tão conhecida por nós, que diz:
"Este ano não vai ser igual aquele que passou,
eu não brinquei e nem você brincou ..." rsrsrs.
Gente! Longe de mim aqui esta escrevendo estas palavras, como-se eu tivesse alguma moral pra falar do assunto, O que digo aqui e para mim mesmo também. Ou seja ... "Fica vermelha cara sem vergonha!" Até porque ao percebermos que quanto mais anos passa, fica ainda mais difícil mesmo e ficar com a carinha vermelha,
Aliás quanto mais anos passa mais difícil, mesmo e a cara ficar vermelha e desavergonhada. rsrsrs.
É realmente muito difícil! Por isso, temos muitas crenças e convicções.
Desta forma conhecemos o Budismo e por sinal a pratica diária de nossos exercícios do Gongyo e Shodai praticado na Nichiren Shoshu, que por sinal, não é nada fácil, e quem disser que tira de letra, esta completamente equivocado. Fácil as coisas fica quando alinhamos esta pratica a nossa estruturas de vida em nossos cotidianos junto à nossas crenças e convicções.
Gente! muito de nós temos as nossas relações de várias decisões tomada neste ano, como: Fazer ginástica, às 6 horas da manhã, parar de fumar torna-se mais pontual, com mais segurança, tornando uma pessoa mais clara e direta. Gongyo sem falhas todos os dias manhã e noite e etc, etc... e tal.
Meus amigos! O que quero dizer é que para todas as mudanças quando depende de muito esforço, nada vai acontecer. Tivemos várias oportunidades de comprovar isto. Força de vontade somente não resolve. É como segurar uma bola debaixo d'água é ela cheia de ar. Ou como fazer e ter conhecimento de uma boa dieta pra emagrecer. Sabe! pode observar! Chega uma hora que não se aguenta mais. Volta tudo novamente e tornamos novamente como umas verdadeiras marionetes do destino seguindo novamente as nossas próprias tendências, daí voltamos a ser como tudo era de novo.
Conseguir alguma coisa que você deseja depende unicamente de três fatores fundamentais no nosso caminho independente de qual etapa que estejamos na vida, que é Meta, Crença e Ação.
As pessoas quando entram na nossa religião tendem a pensar que temos o "Dever" e que devemos fazer algo. Ai com o tempo percebe que estamos errados. Na Nichiren Shoshu o que é preciso fazer realmente e o que está em seus objetivos de vida, como Atingir a Iluminação neste mundo através de sua pratica. Não dá pra fazermos tudo. Por tentarmos fazer mais do que pode, ou fazermos coisas diferentes do que realmente gostaríamos de estarmos fazendo as pessoas acabam deixando muitas coisas pela metade.
Depois de várias frustrações, esmorece e caí na resignação "Taiten", passando a chamar de "maldades" as "realidades" e as situações difíceis da vida.
Todas as escolha que fazemos não são isoladas em nossas vidas elas são acompanhadas e influem em uma séries de outras também. Se escolhemos ter um carro temos que aprender a dirigir e conhecer as sinalizações do transito e suas Leis. Se queremos tonificarmos nossos músculos, essas decisões traz em consequências várias escolhas  secundárias que depende de outras, como levantar mais cedo, ir a academia de ginástica, etc.
Agora! meus amigo se escolhemos ser adeptos da nossa religião Nichiren Shoshu. Não e só o "Sim eu prometo" juntamente vem uma series de decisões como realizar nossas orações para cortar as nossas causas negativas que chegam muitas vezes acompanhada com o karmas e obstáculos negativos de cada um.
Desta forma poderemos percebermos e comprovamos o quanto realmente podemos comprovar a veracidade deste Verdadeiro Budismo e a força de nossas Boa Sorte adquiridas com o simples atos de Retribuição aos Débitos de  Gratidão transcendendo a nossa vida de nossas famílias e as pessoas e ambientes ao nosso redor. Amigos uma coisa que aprendi e cada dia estou aprendendo atualmente e o seguinte: O que queremos para o nosso futuro? Só conseguimos viver realmente e intensamente a nossa vida quando estamos realmente apaixonados pelos nossos objetivos. Quem realmente esta decidido a alcançar alguma coisa, é confiante e determinado e assim com o seu (ITINEN) "Espírito presente" através da sua fé vive em função da sua decisão. Jamais precisamos gostar e conformarmos de nossas realidades atuais. É muito menos justificarmos e sairmos por ai explicando, ninguém vai resolve-las a não se nossas próprias palavras atitudes e ações. Acredito que é só confirmamos é dizermos a nós mesmo: "A minha realidade e assim mesma e pode ser recriada."                                 Nam myoho rengue kyo. 



De: Claris MC.