Translate

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

San-sho Shi-ma - Os Três Obstáculos e Quatro Maldades"






Numas das passagens das Escrituras "Os Três Obstáculos e Quatro Maldades" consta: 
"Algo incomum também acontece quando uma pessoa comum atinge o Estado de Buda. Em tal momento, aparecerão invariavelmente os Três Obstáculos e as Quatro Maldades, e o sábio alegrará enquanto o tolo afastará." 

Sabe gente! As pessoas se comprometem com as mudanças e propõe-se à alguns esforços perante algumas dificuldades que as enfrenta. Daí! Então para quem as conhecem, digo particularmente aos praticantes do Budismo de Nitiren Daishonin que os "Sansho Shimas". Ou seja: "Os Três Obstáculos e Quatro Maldades" naturalmente vêem a ganhar suas forças para muitas, numa vez que essas "Maldades" aparecem quase sempre sem que venhamos a perceber, a partir que pelo o seguinte fato ... elas jamais apareceram a nossa vista em um grande "OUTDOOR", escrito assim: ... "EU SOU A MALDADE". 
Devido as maldades serem como uma continuação das coisas que se seguem no cotidiano, assim também como numa revés circunstâncias ao quais são consideradas contrárias e desfavoráveis aos acontecimentos causais e enormemente imprevisíveis na nossa vida. 
Comparo também esses Sansho Shimas como se fossem auto sabotadores que também agem em nossos subconscientes, agindo e nos fazendo sentir-se confuso mediantes aos obstáculos tais como dificuldades financeiras, maus hábitos, vícios, problemas emocionais e psicológicos como as ansiedades, depressões, ataques do pânico ou porque não os transtornos obsessivo-compulsivos. 
Gente! Em nossa vida moderna todos estamos sujeitos à aparecer todos esses tipos de problemas. aos Esse princípio básico do Budismo funciona como um gatilho que podem levar na nossas vidas e instalem como um caos na vida de uma pessoa. 
Numa orientação desta passagem acima os Reverendos constantemente nos orientam em várias oportunidades. "Pessoas que são fortes na fé usam os Três Obstáculos e Quatro Maldades como um trampolim para atingir novas alturas". Isso que entendo é transportei para mim, em muitas ocasiões e passagens de minha vida. Assim como muitas pessoas entenderam isso e sem duvidar e como se fala e age uma pessoa que pratica este budismo, ou seja com um "Chijin" (Fé) Forte com a máxima felicidade com profunda fé, pode-se levantar e enfrentar os Sansho Shi-ma sem infundir medo e se acovardar. 
Sem a minima pretensão de fazer aqui nenhum julgamento da fé das pessoas, até porque cada um sabe aonde o cinto mais aperta em si. O caso é que o próprio Buda Nitiren Daishonin nos orienta que em suas palavras: 
"As pessoas tolas com fé fraca vacilam é abandonam a Verdadeira Lei. Quando encontram os Três Obstáculos e Quatro Maldades e assim desta forma perdem a oportunidade de Atingir o Estado de Buda".
Ou seja a grande verdade é que o Buda Nitiren Daishonin ensina que o benefício de Atingir o Estado de Buda reside unicamente na pratica do Budismo, sem acalentar duvidas e reunirmos a coragem como de um leão e seu rugido, ou seja, nossas Grandes Orações do Daimoku e pratica do Gongyo perante o Verdadeiro Gohonzon Sama da transmissão Ketimyaku. Assim mesmo debaixo de severas circunstâncias enfrentando com determinação os Sansho Shi-ma com forte fé e coragem.


"Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
Henry Ford




Até breve! Amigos, continuaremos a II Parte. desta matéria logo, logo. Abraços!




Nenhum comentário:

Postar um comentário